Gestão Empresarial para Serviços Notarais e de Registro
A certificação ABNT NBR 15906:2021 é voltada para a Serventias Extrajudiciais que desempenham, por delegação, os serviços Notarias e Registrais e é conquistada quando são atendidas todas as diretrizes de qualidade e excelência estabelecidas pela norma.
O programa de certificação é direcionado à gestão empresarial da serventia para avaliar se os padrões técnicos nacionais e internacionais estão sendo atendidos. A norma foi publicada pela primeira vez no ano de 2010 e, em 26 de fevereiro de 2021, recebeu uma nova versão.
Para a atualização da Norma, a ABNT estabeleceu uma Comissão de Estudo Especial de Gestão Cartorária composta por: consultores, administradores, titulares das serventias extrajudiciais, membros da Anoreg/BR e auditores; que foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo foi responsável pela discussão dos aspectos técnicos e o segundo grupo focou suas atividades em pontos generalistas e de adequação às especificações da ISO –International Organization for Standardization.
A norma integra requisitos internacionais, como as certificações ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacionais) e SA 8000 (Responsabilidade Social). A nova versão é dividida em sete seções principais: contexto do SNR (Serviço Notarial e Registral), liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e melhoria.
A serventia ao receber essa certificação demonstra que está em conformidade com as normas e padrões nacionais e internacionais e que seus processos internos estão sendo executados com maior qualidade o que torna o serviço mais eficiente, célere e confiável.
Além disso, também é avaliada a capacidade que a serventia tem de desenvolver projetos, políticas e conscientização de Gestão Ambiental e Reponsabilidade social. Engloba, pois, não somente as rotinas, mas, além disso, aspectos mais sensíveis que devem ser observados pelo Oficial Titular como forma de contribuir para a melhoria da comunidade local e fortalecer ainda mais o vínculo entre a serventia e a sociedade.